Dicas e truques

Como abrir um novelo de monofilamento sem emaranhar

El monofilamento para palangre viene en madejas en vez de en carretes. Cuando se coloca al monofilamento en un carrete, al retirarlo, adquirirá la forma de un espiral. Por lo que tendremos que abrir la madeja sin el lío de crear un nido de pájaros. Esto aplica a las madejas de monofilamento para sedales y líneas de palangres listas con destorcedores giradores.

Sedales

Os pescadores comerciais utilizam maioritariamente uma linha com 130 cm de comprimento (pescada, robalo, truta, linguado, mahi-mahi, corvina, arinca, cavala, congro). Estas espécies encontram-se no meio da água ou a 5 a 10 metros do fundo do mar. Os 130 cm são obtidos cortando a meada uma vez. A linha é utilizada a 65 cm para peixes de fundo como o bacalhau, o pargo, a garoupa e a dourada. Os 65 cm são obtidos quando a meada é cortada duas vezes. Para quaisquer outros comprimentos desejados para peixes, como pelágicos (normalmente 8 a 12 metros de comprimento) ou comprimentos personalizados, a meada terá de ser aberta e cada rede medida. Duas pinças F serão colocadas sobre uma mesa com uma separação de um metro entre si, o monofilamento será extraído da meada e será aplicada uma volta completa do mesmo à sua volta. Quando terminar, se cortar uma vez, obterá um laço de 2 metros.

Abertura da meada do palangre

O seu novelo de palangre vai provavelmente acabar num cesto (como fazer um cesto, clique aqui) com os laços atados às articulações giratórias e o gancho preso na borda do cesto. open hank

A melhor forma de abrir um novelo de monofilamento é utilizar uma cadeira normal com encosto.

  1. Corte os fios à volta da meada enquanto esta fica sobre a mesa.
  2. Encontre o início da linha.
  3. Com as duas mãos, coloque a meada no suporte
  4. Comece por apanhar a linha, evitando que qualquer laço ultrapasse o topo.
Se a ponta da linha for puxada, solte-a e amarre-a à perna da cadeira.